Segurança no carnaval: 4 dicas de como evitar choques elétricos

Não importa se você vai curtir a festa no bloquinho, em casa ou vai aproveitar para viajar. O fato é que o carnaval sempre exige uma dose extra de cuidado. Saber como evitar choques elétricos é uma boa forma de se proteger e garantir que esses dias possam transcorrer sem maiores problemas.

Neste artigo, separamos 4 dicas para você colocar em prática neste feriadão. Confira!

4 dicas de como evitar choques elétricos

1. Cuidado com os sprays de espuma, confetes e serpentinas

No caso dos sprays, mesmo que pareçam inofensivos, eles são um excelente condutor elétrico quando concentrados. Por isso, nada de brincar com a espuma perto de fios ou rede elétrica! Já os confetes e serpentinas podem causar curto-circuito se entrarem em contato com a energia. Isso ocorre, pois muitos contêm elementos metálicos na composição.

2. Em caso de rompimento de cabos, fique longe

Ainda que existam regras sobre a altura e o trajeto em que os trios elétricos devem percorrer, infelizmente, não é incomum encontrar casos nos quais algo se prende na fiação e acaba por romper os fios. Nessas situações, considere sempre a rede como energizada e não se aproxime.

3. Se estiver molhado, não mexa em eletrônicos

Para quem vai aproveitar os dias de folga a fim de aproveitar a piscina, essa dica não pode ser esquecida! É bem comum que aparelhos de som e outros eletrônicos sejam mantidos próximos ao local, mas não os manipule logo após sair da água. Outro ponto importante é em relação à extensão de tomada: evite “gambiarras” ou ligações que possam sobrecarregar a rede.

4. Em caso de colisão de veículos com postes, não se aproxime

Infelizmente, o número de acidentes de trânsito costuma aumentar nessa época de festividade. E esta dica que você lerá agora não vale apenas para o carnaval, mas para todo o ano. Caso você se depare com uma colisão de um carro com um poste, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Ainda que a vontade de ajudar seja grande, não se aproxime do carro, uma vez que pode estar energizado.

Bônus: o que fazer em caso de choque elétrico no carnaval

Sabemos que, nem sempre, as circunstâncias são controláveis e acidentes elétricos podem acontecer. Se isso vier a ocorrer, o primeiro passo é manter a calma e lembrar dessas dicas:

  1. não encoste na pessoa que sofreu o choque. Use apenas materiais não condutores como forma de contato, tais quais madeira, borracha e panos grossos;
  2. desligue a fonte de energia imediatamente e chame uma ambulância (192);
  3. confira se a pessoa está consciente. Se sim, tente acalmá-la até a chegada do socorro;
  4. caso não esteja consciente, porém respirando, coloque-a de lado;
  5. agora, se não houver respiração, faça reanimação boca a boca e massagem cardíaca imediatamente.

Compartilhe este artigo e faça com que essa informação chegue a mais pessoas! Aproveite e confira também as nossas redes sociais, Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima