Os principais cuidados que você deve ter com a extensão de tomada

A extensão de tomada está presente em grande parte das casas brasileiras. Afinal, quem nunca precisou utilizar um eletro e teve que recorrer a uma ajudinha extra para aumentar o alcance do fio? Porém, mesmo sendo muito úteis, elas podem ser responsáveis por muitos acidentes elétricos. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2021, 28 ocorrências tiveram como origem extensões de tomadas e benjamins (os populares “T”). O número parece baixo, mas se considerarmos que todas foram fatais, ele se torna alarmante.

Entretanto, com os cuidados certos, dá para usar tranquilamente a extensão de tomada. Neste artigo, separamos 5 pontos de atenção tanto nesses produtos quanto em benjamins e filtros de linha. Confira uma prévia do que você vai encontrar como precaução:

  1. Prefira extensão de tomada certificada pelo Inmetro;
  2. Invista em dispositivos de segurança;
  3. Fique de olho na capacidade elétrica;
  4. Tenha atenção aos plugues de três pinos;
  5. Verifique o isolamento.

Continue a leitura e conheça os detalhes.

Extensão de tomada: confira essas dicas para garantir a sua segurança

1. Prefira extensão de tomada certificada pelo Inmetro

Como qualquer fiação elétrica, a extensão de tomada exige cuidado acerca da sua procedência. Por isso, esteja atento à qualidade dos componentes, como em cabos, plugues e tomadas. A melhor forma de reconhecer um bom produto, é procurando pela certificação do Inmetro. Isso garante o cumprimento de todas as especificações do órgão, uma vez que ele foi testado e aprovado em uma série de provas de segurança.

2. Invista em dispositivos de segurança

Existem três produtos que são altamente recomendados, a fim de evitar choques, sobrecargas e, até mesmo, incêndios. São eles:

  • DR: desliga automaticamente se houver fugas de corrente de baixa intensidade;
  • DPS: detecta sobretensões de curta direção e desvia as correntes para a terra;
  • disjuntor: protege a instalação, desligando em caso de sobrecarga ou curto.

3. Fique de olho na capacidade elétrica

Tanto extensão de tomada quanto benjamins têm uma capacidade máxima de corrente elétrica a ser suportada. Assim, é preciso checar se o acessório é compatível com a amperagem do eletro que será ligado nele. Por exemplo, uma extensão com 10A pode até suportar mais de um aparelho ligado simultaneamente, desde que o total de amperes desse conjunto não ultrapasse 10A. Caso contrário, o risco de sobrecarga elétrica é alto.

4. Tenha atenção aos plugues de três pinos

Uma dúvida comum é sobre os plugues de dois ou três pinos. Aqui, a regra é a seguinte: quando houver três pinos, a tomada deve ser ligada a uma extensão com três “furos” e esta precisa estar, por sua vez, a uma tomada aterrada. Quando existir apenas dois, o fio terra deve ser acoplado ao cabo.

5. Verifique o isolamento

Antes de conectar qualquer equipamento à extensão elétrica, faça uma vistoria nas partes isolantes para ter certeza de que estão intactas. Com o objetivo de aumentar a proteção, prefira tomadas protegidas por dispositivo de segurança, a exemplo do DR (Dispositivo Diferencial Residual). Isso porque ele garante a proteção, mesmo em casos em que o isolamento do cabo é danificado. Ainda, veja se os pinos e tomadas se encaixam com firmeza, senão há o risco de sobreaquecimentos. Tomar esses cuidados, certamente, irá reduzir drasticamente o risco de choques elétricos.

O que fazer em caso de incêndio de origem elétrica?

Ao seguir essas dicas, dificilmente ocorrerá um incêndio. Porém, caso ele aconteça, vale uma indicação comum a acidentes de origem elétrica: nunca tente apagar o fogo com água. Ela é um ótimo condutor elétrico e é capaz de eletrocutar quem colocar os dois elementos em contato. Nessas situações, a melhor opção são os extintores tipo C, tal qual o CO2 e o pó químico. E, claro, tenha sempre em mãos o número dos bombeiros, 193.

Como você pôde ver, a extensão de tomada exige muito cuidado para que não seja a causadora de acidentes. Lembre-se dessas dicas ao utilizá-la novamente e garanta a sua segurança. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima