É só o calor chegar que todo mundo busca uma forma de se refrescar. E a água, claro, está sempre presente nesses planos. Mar, piscina e, até mesmo, um banho de mangueira já ajudam a espantar o calorão. Mas é preciso cuidado! Justamente pelo fato da água estar bastante presente, os acidentes elétricos aumentam consideravelmente nesse período. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2021, foram registrados 759 incidentes envolvendo eletricidade. Destes, 402, infelizmente, foram fatais.
A boa notícia é que alguns cuidados simples podem evitar grandes problemas. Neste artigo, trouxemos os principais. Conheça e garanta um verão tranquilo!
6 dicas para evitar acidentes elétricos no verão
Quando falamos em acidentes elétricos, nem sempre nos referimos apenas aos choques. Sobrecargas elétricas e descargas atmosféricas (raios) também se enquadram nesse assunto. E essas ocorrências são mais frequentes na temporada de verão! Veja, a seguir, como minimizar os riscos e curtir a estação mais quente do ano com segurança.
1. Atenção redobrada com as crianças
Rede elétrica junto às crianças já são uma dupla bastante perigosa. Mas quando somamos a presença de água a esse cenário, as chances de acidentes elétricos aumentam muito! Por isso, cuidado extra com os pequenos. Para as tomadas que ficam localizadas ao alcance deles, os protetores são indispensáveis. Mas o principal fator ainda continua sendo a atenção dos pais. Crianças são curiosas por natureza e, se vocês estiverem fora de casa, não dá para garantir que os plugues estarão cobertos.
2. Na praia, cuidado com quiosques
Dependendo do local, é bem comum encontrarmos várias instalações onde são comercializadas bebidas, comidas, sucos… Fora a inegável praticidade, esses locais podem esconder o risco de acidentes elétricos. Isso porque muitos desses comércios são improvisados (os famosos “gatos”) e escapes de eletricidade podem energizar os balcões e dar choques em quem encostar. Aqui, mais uma vez, os pequenos exigem atenção. Cuide para que as crianças não toquem em fios ou extensões que possam estar expostos na praia.
3. Não se exponha ao tempo ruim
No verão, as tempestades de fim de tarde fazem parte do dia a dia. E, muitas vezes, o tempo fecha de um minuto para outro. Se você estiver em um local aberto, como a praia, é bom buscar abrigo logo. Lembrando que os quiosques, que comentamos acima, não são seguros e o guarda-sol também não é uma boa opção. Nesses casos, prefira ficar dentro do carro ou embaixo de uma marquise.
4. Lava-jato e cortador de grama são ótimos condutores de energia
Quem tem grama na área externa sabe que o uso do cortador de grama aumenta nessa época do ano! E como estamos falando de uma máquina ligada à eletricidade, é preciso estar atento ao estado do terreno antes de iniciar os trabalhos. Não a utilize se houver poças, chuva fina ou se a grama estiver molhada. Com o lava-jato, o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que nele a água e a energia trabalham juntas. Então, antes de ligar, verifique se todos os cabos estão bem isolados.
5. Nada de eletrônicos próximos da piscina
Nada mais gostoso que reunir a família e os amigos na piscina em um dia quente de verão, não é mesmo? Mas você deve ter atenção para que esse momento transcorra sem nenhum incidente, a exemplo dos acidentes elétricos. Um dos pontos mais importantes é manter os eletrônicos bem longe da água, bem como evitar mexer neles quando estiver com o corpo molhado.
6. Rede elétrica exposta pode ser um grande perigo
Quem vai passar uns dias no interior, em um sítio, por exemplo, também deve se manter atento. Isso porque, nesses locais, é bem comum que os fios da rede elétrica fiquem próximos às residências. Nesses casos, cuide para que nenhum objeto encoste nesses fios ou em um poste energizado.
Como você pôde ver, todas as dicas que trouxemos neste artigo não exigem nenhum investimento financeiro, apenas atenção e cuidado. Siga-as para garantir um verão livre de acidentes elétricos! E continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos!