4 dicas de iluminação que vão renovar seus ambientes

A gente sabe que não existe lugar melhor do que a nossa casa. Ter um cantinho com a sua personalidade, funcional e, ainda por cima, aconchegante, é o objetivo de quase todo mundo. Mas, diferente do que muitos pensam, não são necessários novos itens de decoração, reformas e planejamento para isso. Algumas dicas de iluminação já podem ajudar a dar aquela repaginada nos cômodos!

Você pode até não perceber, mas a iluminação dos ambientes influencia, inclusive, no bem-estar. E, também, na sua conta de luz, uma vez que um projeto de iluminação eficiente é capaz de economizar energia. Por isso, abaixo, separamos ideias simples e inteligentes para você colocar em prática o quanto antes. Continue a leitura!

Confira 4 dicas de iluminação para a sua casa

A primeira coisa que você deve saber é que um bom projeto de iluminação não exige um investimento enorme e ― boa notícia! ― nem obras! Com pequenos ajustes, é possível, até mesmo, dar a sensação de estar em um espaço maior. Veja os detalhes na sequência.

1. Aposte na iluminação indireta

Para quem ama um ambiente acolhedor, as luzes indiretas são a escolha ideal. Diferente da central, que deixa a área clara e, às vezes, até fria, essa opção traz um efeito difuso e pontual. Por isso, é muito usada em cômodos planejados para serem mais intimistas e confortáveis, como quartos ou salas de estar. As peças que ajudam a trazer esse resultado são os abajures e luminárias de piso, por exemplo. Uma ideia de aplicação, no caso dos dormitórios, é colocar spots (pontos de luz) no teto acima da cama. Assim, o brilho fica direcionado e o lugar, mais agradável.

O estilo indireto é bastante utilizado na iluminação para quarto de bebê, uma vez que promove a claridade necessária para o cuidador ao mesmo tempo em que não estimula a criança a ficar ativa. Essa é uma das dicas de iluminação mais comuns mas não funciona em todos os locais. Por isso, alternativas que iluminam de forma ampla também são importantes.

2. Explore as luzes centrais

Para começar esse tópico, uma informação que você não pode esquecer no seu projeto: todo cômodo da casa deve ter uma luz central. Afinal, isso gera uma visibilidade mais ampla, já que se espalha por todo o ambiente. Mas ela não precisa ser a única. Dá para combinar esse tipo com as indiretas, por exemplo.

Existem alguns pontos que são essenciais perceber na hora da decisão. Primeiro, observe o tamanho do local e determine a proporcionalidade da iluminação. Não adianta colocar uma luminária pequena em um espaço enorme, por exemplo. Depois, preste atenção na intensidade. Ela fará diferença para deixar a luz adequada, seja ela forte ou fraca. Por fim, para conseguir um espaço totalmente iluminado, pintar as paredes de cores claras é uma ótima ideia. Assim, a claridade é refletida com facilidade.

3. Escolha a lâmpada ideal para cada cômodo

Entre as dicas de iluminação que trouxemos, essa é essencial para deixar o espaço como você imagina. Isso porque, escolher uma lâmpada errada pode estragar o seu projeto de iluminação. Então, para começar, verifique as tonalidades do ambiente. No caso de cozinhas, banheiro e lavanderia, que são mais frios, o melhor são luzes que acompanhem esse conceito. Aquelas que possuem entre 2.700 K e 3.100 K, geram uma sensação de estímulo, justamente o que precisamos quando estamos nesses locais, não é mesmo?

Agora, quando falamos de lugares aconchegantes, como quartos e outros ambientes relaxantes, o ideal são as opções quentes, que têm cerca de 6.000 K. Elas são mais amareladas, oferecendo essa ideia de acolhimento e descanso.

4. Invista em um dimmer

O dimmer é bem parecido com uma tomada e fica localizado na parede. Ele tem como função possibilitar a alteração na intensidade. Isso acontece porque o dispositivo reduz a tensão da rede elétrica que é enviada, permitindo o controle de potência da claridade.

Com um dimmer, dá para adequar um ambiente ao que precisa fazer no momento. Uma das melhores dicas de iluminação relacionadas a ele está na sua aplicação no projeto de iluminação do home office, por exemplo. No momento do trabalho, você pode deixar a luz com alta intensidade. Em uma hora de leitura e relaxamento, diminuir a força. Legal, não é mesmo? Ainda, em um projeto para quarto gamer, essa solução ajuda a regular a intensidade da luz, deixando o ambiente confortável para as horas de jogo.

Já que falamos dos interruptores, vale pontuar que eles são ótimos aliados para compor espaços, dar aquele toque especial e autêntico. Na hora de decidir as cores e detalhes das paredes, é legal alinhar com as cores desses objetos. Por exemplo: uma sala com bastante visibilidade ao sol, plantas e detalhes em bege, pode ter uma tomada irreverente na cor verde, acompanhando essa ideia.

Os cômodos mais acolhedores e sofisticados têm a opção de trabalhar com tomadas em madeira nobre. Também dá para apostar nas tecnologias para integrar eletrodomésticos e eletrônicos inteligentes com a eletricidade da casa.

Entenda como uma iluminação inteligente ajuda a economizar

Um projeto de iluminação eficiente, além de deixar o ambiente da forma como você imaginou, ainda ajuda a economizar. Por isso, é tão importante fazer escolhas inteligentes. E o LED é o principal aliado nesse quesito e uma das dicas de iluminação mais importantes. 

O interessante é que ele pode ser usado de várias maneiras, alguns exemplos são as lâmpadas e fitas. Além de sustentável, gasta menos luz e ainda dura mais do que as outras opções comuns. São só vantagens, viu?

Você pode dar destaque a algum local, como nichos, prateleiras ou estantes. Mas, também, mantê-lo como o foco principal de claridade.

Então, gostou das nossas dicas de iluminação e está pronto para começar seu projeto de iluminação? Conte com a Celesp para ajudar nesse trabalho! Visite uma das nossas lojas e converse com a gente!

SANTA CATARINA

  • TUBARÃO: Av. Expedicionário José Pedro Coelho, 1440, Fone: (48) 3631-6000;
  • FLORIANÓPOLIS: Rua Prefeito Dib Cherem, 3373, fone: (48) 3954-2900;
  • CHAPECÓ: Av. Fernando Machado, 2382, fone: (49) 3323-388;
  • CRICIÚMA: Av. Centenário, 915, fone: (48) 3444-3000.

RIO GRANDE DO SUL

  • PASSO FUNDO: Av. Brasil Oeste, 1928, fone: (54) 3317-2625

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima