Provavelmente, você já foi conectar um aparelho na eletricidade e percebeu que os dois lados não eram compatíveis. Normalmente, isso acontece porque os novos equipamentos já possuem o padrão brasileiro de 3 pinos. E, algumas residências ou salas comerciais, ainda não se atualizaram. Mas essa não é a única diferença entre tomadas. A voltagem e os amperes também merecem atenção na hora da instalação elétrica.
Para você que precisa entender mais sobre o assunto, criamos este conteúdo. Explicaremos as distinções entre os modelos, quando utilizá-los e ainda temos umas dicas para ajudar na decoração. Confira abaixo!
Diferença entre tomadas: saiba mais sobre o padrão brasileiro
Você sabia que no Brasil existem mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas? Por isso, muitas vezes, precisamos de adaptadores para conectar um aparelho à eletricidade. Mas, além de causar esse transtorno, toda essa diversidade era um problema, afinal, ela tem potencial de gerar situações graves, como incêndios. Isso acontece, principalmente, devido a sobrecargas elétricas.
Então, em 2011, foi definido o novo padrão e, agora, a diferença é menor. São dois tipos de plugues, com dois ou três pinos e um tipo de tomada com um único encaixe. Esse novo modelo, com 3 pinos, oferece mais segurança e ainda é certificado pelo Inmetro. Com ele, todas as casas precisam se adaptar, mesmo que com o tempo. Assim, elas seguirão o mesmo molde, o que evita aquele excesso de carga citado anteriormente. Além disso, o terceiro pino serve como aterramento. Ou seja, ele evita que uma descarga elétrica passe pelo eletrônico e o estrague.
- Leia também: Queda de energia: os eletros afetados têm conserto?
Também foi implementado um novo formato que dificulta o contato dos dedos com a corrente elétrica. Esse modelo em poço, ajuda a diminuir riscos de acidentes. No próximo tópico, conheça outros dois pontos sobre a diferença entre tomadas que devem ser avaliados antes de uma instalação. Leia mais abaixo!
Entenda como funciona a amperagem e voltagem das tomadas
Uma situação comum antigamente era preocupar-se com a voltagem de aparelhos novos. Quem nunca perguntou em uma loja de materiais elétricos se um equipamento era 100V ou 220V? Atualmente, essa situação é menos recorrente, já que a maioria dos produtos são bivolt. Ainda assim, é preciso estar atento a essas características para não conectar dois itens incompatíveis e acabar queimando um eletrônico.
Agora, quando falamos da amperagem, a diferença visual é mínima. Por isso, algumas vezes, mesmo que a tomada seja aparentemente igual ao plugue, ela não se encaixa. Funciona assim: existem opções de 10A e de 20A. Cada um deve ser usado de acordo com a potência dos aparelhos. Então, mesmo que pareçam iguais, eles não se conectam para evitar erros.
O padrão de 10A tem pinos e orifícios menores, com cerca de 4 mm de diâmetro. Ele é recomendado para aparelhos do dia a dia, como televisão, computadores e carregadores de celular. Por isso, pode ser instalado em salas, quartos e escritórios. Já o de 20A possui, em média, 4,8 mm de diâmetro e um formato mais grosso como um todo. Aqui, o ideal são equipamentos que necessitam de mais capacidade, como geladeira, aspirador de pó, forno elétrico e máquinas de lavar e secar roupas.
Neste ponto, temos uma pergunta: você acha que as tomadas podem ser aliadas na hora da decoração? Se ficou em dúvida com a resposta, a gente ajuda: sim! Esses objetos, junto com os interruptores, têm potencial para fazer parte do contexto da casa ou do comércio como um todo. Saiba mais sobre o assunto na última parte deste conteúdo!
Descubra como usar as tomadas na decoração
Mesmo que passem despercebidos, tomadas e interruptores podem ser grandes aliados na hora de compor um ambiente. Aqui, vamos dar 3 dicas para você sugerir aos seus clientes e, além de oferecer um serviço elétrico de qualidade, auxiliar na criação da aparência do espaço.
O primeiro ponto é planejar para que o item orne com o restante do local. Pode ser com cores que combinem com a tinta ou até mesmo fazer parte do papel de parede. Essas ideias costumam agradar aqueles que gostam de um visual irreverente.
- Confira no blog: Saiba qual a altura ideal para tomadas e interruptores
Em segundo lugar, preocupe-se com o acabamento e o design do objeto. Sugira produtos feitos com materiais de qualidade e com alta durabilidade. Por fim, uma ótima ideia é aliar a tecnologia. Atualmente, existem opções que se integram com a casa, além de proporcionar mais elegância para o espaço, também geram praticidade no dia a dia dos moradores.
Agora que você já conhece a diferença entre tomadas, está pronto para ajudar seus clientes e entregar um serviço de qualidade. Que tal ter a ajuda da Celesp nessa missão? Siga nosso Instagram e acompanhe as dicas que postamos por lá!