Todos os anos, a situação se repete: basta começar o frio que o chuveiro elétrico começa a apresentar problemas. Mas você sabe o que fazer para não passar mais apertos na hora do banho? Neste texto, apresentaremos algumas dicas que lhe ajudarão a manter os cuidados com esse equipamento. Boa leitura!
Como cuidar do chuveiro elétrico no inverno?
É totalmente normal que as duchas residenciais apresentem problemas durante o tempo frio. Isso acontece porque, durante as baixas temperaturas, as pessoas tentam aquecer a água ao máximo em busca de banhos mais aconchegantes. Isso força a resistência e leva à queima. Por isso, o inverno é uma estação que demanda algumas precauções com o chuveiro elétrico. Confira aqui quais são elas.
Evite a queima da resistência
Com certeza, o principal cuidado que se deve ter durante a friagem é com a queima da resistência. Essa peça metálica fica no interior do chuveiro elétrico e é responsável por aquecer a água da ducha. Quando ela estraga, não há nada que se possa fazer para esquentar o equipamento.
Tal situação acontece porque tentamos elevar a temperatura abrindo o registro no mínimo. Assim, uma quantidade menor de água passa pelo dispositivo que não consegue absorver a energia térmica. Dessa forma, a resistência não é totalmente resfriada, gerando um esforço exagerado para funcionar, esquentando o eletro até queimar.
Para evitar que isso ocorra, o ideal é abrir o registro normalmente e deixar que o fluxo de água seja contínuo. Muitas vezes, os redutores de vazão são utilizados para ajudar na redução da pressão de água. Mas sua instalação deve ser recomendada por um profissional da área, evitando choques e acidentes.
Coloque a limpeza em dia
Da mesma forma que abrir pouco o chuveiro elétrico força seu funcionamento, a sujeira também pode ter esse efeito. Qualquer resíduo no equipamento pode comprometer a parte elétrica e hidráulica. Por isso, fazer a higienização previne problemas como o aquecimento excessivo e a queima da resistência.
A limpeza desse aparelho pode ser feita com um pano macio e sabão neutro onde não há conexão direta com os fios. Não devem ser usados produtos abrasivos, que possam danificar a superfície, nem acessórios pontiagudos. A ação também deve ser feita com a energia desligada, para garantir a segurança.
Internamente, existem modelos que permitem a remoção do espalhador, então basta usar uma escova para retirar os resíduos. Para garantir que fique limpo, o ideal é chamar um eletricista para realizar essa segunda etapa da higienização para você.
Evite banhos longos e muito quentes
Banhos quentinhos realmente são relaxantes, porém com a opção inverno eles podem gerar impactos em seu corpo e bolso. Durante duchas muito aquecidas e demoradas, peles sensíveis sofrem muito com ressecamento e até possíveis queimaduras. Assim, o ideal é demorar até 10 minutos no chuveiro elétrico e, se possível, escolha o momento mais quente do dia para o banho.
Além disso, procure utilizar a opção inverno com sabedoria. Nessa posição, o consumo médio é de 5543 kWh. Já no modo verão, o índice cai para 3545 kWh. Isso representa uma economia de até 35% na conta de luz. Entre as recomendações da Aneel para diminuir os gastos estão fechar o registro na hora de ensaboar-se e preferir produtos com o selo Procel. Visando a racionalização de energia, esse selo categoriza produtos de A a E. Quanto mais próximo da primeira letra do alfabeto, mais eficiente e econômico o eletrodoméstico será.
Conte sempre com um especialista
Muita gente tenta resolver os problemas sozinho e faz emendas nos cabos do chuveiro elétrico, não apertando a fiação direito. Como resultado, temos o fio desse equipamento derretendo porque, devido ao serviço incorreto, ele não suporta a força da corrente. Assim, tenha em mente que solucionar essas situações sem conhecimento é um grande risco que se corre.
Apenas um eletricista de confiança saberá proteger os fios da forma correta. Profissional, ele evitará remendos de fita isolante e utilizará conectores para fazer a instalação. Também, poderá verificar se há algo superaquecendo o sistema. Problemas em cabos precisam de reparos imediatos para evitar curto-circuito ou a queima do equipamento. Preste atenção sempre!
Durante o inverno, é comum que tentemos nos aquecer forçando um pouco mais as capacidades do chuveiro elétrico. Entretanto, para que esse eletrodoméstico tenha uma vida útil longa, é preciso utilizá-lo com sabedoria. Temos certeza de que, seguindo as dicas acima, você melhorará seu consumo e aproveitará todos os benefícios de um banho quentinho.
Para tornar a sua ducha ainda mais relaxante, investir nas cores do ambiente também é uma ótima opção. Poderosas, elas são uma grande aliada para gerar boas vibrações. No blog da Celesp, preparamos um conteúdo especial sobre a influência da cromoterapia na sensação de bem-estar dos locais. Confira e aproveite!