Entenda a diferença entre arquiteto e designer de interiores

Na hora de construir ou reformar essa é uma dúvida muito comum: qual a diferença entre arquiteto e designer de interiores? Qual é o profissional mais indicado para o projeto? Embora ambos trabalhem de modo a explorar os ambientes ao máximo, proporcionando conforto e beleza, existem distinções significativas entre essas profissões. Continue com a gente neste artigo que vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Afinal, qual a diferença entre arquiteto e designer de interiores?

A primeira resposta, como não poderia deixar de ser, é a formação. Arquitetos cursam a graduação em Arquitetura e Urbanismo, que dura quatro anos. Enquanto isso, os designers de interiores podem obter essa titulação por meio de um curso técnico, com duração de dois anos. 

Mas, na prática, a principal diferença entre arquiteto e designer de interiores está no foco dado ao projeto. O primeiro está apto a realizar cálculos em plantas de construções e reformas, escolhe os materiais que serão usados na obra, além de projetar, desenhar e planejar os espaços. Esse profissional é capacitado para atuar em quaisquer ambientes, sejam eles internos ou externos. Aliás, você pode conferir todas as atribuições profissionais dos arquitetos neste documento elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU).

Já o designer de interiores, como o próprio nome sugere, tem foco nos espaços internos. Também tem um olhar mais voltado à decoração e organização, com o objetivo de garantir a funcionalidade, o conforto e a estética dos ambientes. Diferente do arquiteto, não lida com questões da construção civil ou urbanismo.

Como você pode perceber, embora exista uma grande diferença entre arquiteto e designer de interiores, isso não quer dizer que sejam excludentes. Muito pelo contrário! A atuação conjunta desses profissionais pode levar seu projeto a outro nível de funcionalidade e sofisticação.

Quais as vantagens de contar com um arquiteto e um designer de interiores?

Entendida a diferença entre arquiteto e designer de interiores, você pode estar se perguntando se eles são realmente necessários na sua obra. Abaixo, elencamos X pontos que o ajudarão a tomar uma decisão.

1. Economia de tempo

Só quem passa por uma construção ou reforma sabe como as definições do projeto tomam tempo. Se isso for feito por conta própria ou com profissionais que não sejam especializados, acredite, tudo demorará ainda mais. Ter um arquiteto ou um designer de interiores facilitará o desenvolvimento do trabalho e o tornará mais assertivo. Ainda, você não se preocupará tanto com os aspectos técnicos e poderá focar no que realmente importa: deixar o espaço com a sua cara!

2. E de dinheiro!

Muita gente acredita que contratar um arquiteto ou um designer de interiores é muito caro. Mas perto dos transtornos ― e dos gastos extras ― que decisões equivocadas podem trazer, ter o auxílio desses profissionais mostra como isso pode ser um investimento! Como falamos acima, a assertividade é o grande ganho que os clientes têm quando contam com ajuda especializada. Logo, recompras de móveis e modificações posteriores não serão um problema. Também há o fato de ter um orçamento previsível, feito de acordo com as suas possibilidades e necessidades.

3. Fuja do óbvio

Ainda que exista diferença entre arquiteto e designer de interiores, esses profissionais têm a capacidade de transformar espaços melhor do que ninguém! E, com certeza, funcionalidade e conforto estão entre as suas prioridades, certo? Portanto, invista em uma visão diferenciada do seu projeto. Por vezes, há espaços que você nem imagina prontos para ganhar vida.

E aí, conseguir entender a diferença entre arquiteto e designer de interiores? Agora, que você já sabe qual o mais indicado para o seu projeto, venha para a Celesp e confira as opções em iluminação decorativa para deixar seus espaços ainda mais bonitos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima