Conheça os 4 erros de iluminação mais comuns em casas e apartamentos

Alguns erros de iluminação são mais comuns do que você pensa. E, talvez, até existe um ou mais deles na sua casa! Neste artigo, elencamos quatro exemplos encontrados com frequência, confira uma prévia:

  1. Ter muitas lâmpadas no mesmo circuito;
  2. Não considerar a temperatura da cor;
  3. Excesso ou falta de claridade;
  4. Ignorar o posicionamento.

Continue a leitura e entenda os problemas que esses erros de iluminação podem causar e, claro, como resolvê-los! Acompanhe!

4 erros de iluminação que você deve conhecer

1. Ter muitas lâmpadas no mesmo circuito

Imagine que você fez um projeto luminotécnico bem pensado, que utiliza luz em camadas e faz uma bela composição de cores quentes e frias. Porém, na hora de realizar os circuitos, muitas lâmpadas ficaram juntas. Assim, quando você acende, várias delas ligam ao mesmo tempo.

Ou seja, esse é um erro que coloca toda a execução da ideia em xeque e desperdiça o potencial estético de ter lâmpadas de tons e cores diferentes em um único ambiente. Além disso, ter muitas lâmpadas em um único circuito sobrecarrega a fonte de energia, causando queda de voltagem, diminuição da vida útil das lâmpadas e aumentando os custos de manutenção. Se na sua casa isso acontece, o ideal é contar com o auxílio de um eletricista de confiança. 

2. Não considerar a temperatura da luz

A temperatura da cor é um assunto que causa bastante confusão. Isso porque, quando falamos em quente ou frio, muitos remetem à sensação que ela transmite: branca, fria; amarelada, quente. Mas o que determina, de fato, a temperatura, é a escala Kelvin, onde quanto mais próximo do zero, mais quente e, quanto mais afastada, fria.

Para evitar dúvidas, vamos nos referir às sensações. Uma luz branca, clara demais, é uma excelente pedida para locais como a cozinha, que exigem atenção e boa visibilidade. Agora, quando usadas em ambientes como os dormitórios, elas são um dos maiores erros de iluminação que você pode cometer! Isso porque elas despertam a atenção, algo que não queremos no momento em que nos preparamos para dormir, não é mesmo? Logo, em espaços destinados ao descanso e relaxamento, as lâmpadas amareladas são a melhor opção.

3. Excesso ou falta de claridade

Na tentativa de criar um ambiente intimista, muitas pessoas pecam pela falta e cometem um dos erros de iluminação mais comuns! Tanto a falta quanto o excesso devem ser evitados e, para isso, pensar na funcionalidade do ambiente é o primeiro passo. A cozinha, novamente, nos serve de exemplo: imagine estar um local com facas e outros objetos cortantes sem ter uma boa visão de tudo que o cerca? Além de nada funcional, ele se torna extremamente perigoso.

Mas as luzes em excesso também causam problemas. Entre eles, desconforto visual, fadiga ocular e alterações do ciclo circadiano, o que afeta o sono e a saúde. Além disso, desperdiça energia e recursos, aumentando os custos operacionais e ambientais. Uma iluminação excessiva também compromete a estética e a atmosfera do ambiente, pois prejudica a percepção dos espaços e reduz a sensação de conforto. Priorizar o equilíbrio entre quantidade e qualidade de luz, utilizando soluções de iluminação eficientes e ajustáveis, promove ambientes mais saudáveis, agradáveis e sustentáveis.

4. Ignorar o posicionamento

Mais um dos erros de iluminação mais comuns de se encontrar em casas e apartamentos! Ignorar o posicionamento das lâmpadas resulta na distribuição desigual da luz, o que leva a áreas sub ou superiluminadas. Isso compromete a funcionalidade e estética do espaço, uma vez que prejudica tarefas visuais e a atmosfera do ambiente. Também, pode gerar ofuscamento e sombras indesejadas, o que afeta o conforto visual e a segurança.

Considerar o posicionamento adequado das lâmpadas, levando em conta a função do ambiente e a ergonomia, garante uma iluminação eficiente e confortável. Isso promove melhor desempenho visual, bem-estar e valorização do espaço, contribuindo para uma experiência mais agradável e produtiva.

E aí, identificou algum desses erros de iluminação na sua casa? Se sim, não se preocupe! A maioria deles é fácil de resolver se você tiver um bom fornecedor de materiais elétricos e de iluminação! Gostou das nossas dicas? Então, siga-nos no Instagram e tenha conteúdos diários sobre esse e outros assuntos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima