5 dicas para um eletricista autônomo conquistar mais clientes

A rotina de um eletricista autônomo costuma ser bem atarefada. Além de realizar orçamentos, atender e comprar os materiais elétricos para o serviço, também é preciso resolver outros pontos cruciais. O acompanhamento das finanças, a organização da agenda e a conquista de clientes são alguns deles. 

Neste conteúdo, focaremos nesse último item. Afinal, mesmo que o seu trabalho seja excelente, é preciso seguir algumas estratégias para ampliar o número de pessoas que procuram você. E, consequentemente, aumentar os lucros. Leia abaixo e entenda o que é preciso colocar em prática para ser um eletricista autônomo de sucesso! 

Conheça as 5 principais dicas para um eletricista autônomo aumentar o número de clientes

É comum um eletricista autônomo dominar assuntos como temperatura da cor da luz ou relé fotoelétrico. Afinal, eles fazem parte do seu dia a dia e da sua profissão. Mas e na hora de aumentar os lucros, o que é preciso fazer? Contamos tudo abaixo, confira!

1. Lembre-se de divulgar os seus serviços

Não dá para ampliar a quantidade de fregueses se ninguém conhecer o seu nome no mercado, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é divulgar os seus serviços. Comece com ações simples, que dispensam grandes investimentos e já têm resultados significativos. 

Em primeiro lugar, faça o seu cadastro no Google Meu Negócio. Com ele, quando as pessoas procurarem por eletricista autônomo no buscador, o seu nome aparecerá como uma opção. É possível adicionar telefone para contato, os trabalhos que faz e apresentar fotos que mostrem a qualidade do seu serviço. Além disso, terá avaliações de clientes que já foram atendidos anteriormente. O melhor é que essa plataforma é totalmente gratuita.

Outra ideia é criar um site, mesmo que simples, que apresente todas as informações do seu negócio e abra espaço para solicitar orçamentos. Anúncios no Google ou nas redes sociais também são uma oportunidade de ser visto por um número maior de indivíduos e, muitas vezes, investindo pouco. 

Por fim, lembre-se que o marketing boca a boca continua infalível. Realizando serviços impecáveis, as possibilidades de ganhar indicações, que são mais fáceis de fechar orçamentos, são grandes.

2. Padronize orçamentos

Nada de mandar um valor solto no WhatsApp sem explicar os motivos daquele preço ou descrever o serviço, viu? Padronizar os orçamentos é uma maneira de deixar seu serviço profissional. Assim, por consequência, a pessoa que está considerando realizar a contratação terá uma impressão de credibilidade e atendimentos de alto padrão.

Para colocar essa ideia em prática, basta criar um arquivo que será utilizado todas as vezes. Adicione seu nome, o do solicitante, os detalhes do problema e da solução, os equipamentos utilizados e, até mesmo, a validade daquele documento. Desse modo, nenhum dado importante fica de fora e é mais fácil garantir que o serviço ficou claro.

Imprima esse orçamento ou transforme-o em um documento em PDF para enviar no WhatsApp. Se o seu negócio já tiver nome e logo, também é legal inserir.

3. Ofereça opções de pagamento

Com a chegada do Pix, muitos pagamentos se tornaram mais fáceis. Ao terminar o serviço, rapidamente, já é possível acertar a cobrança em poucos cliques pelo celular. Se você ainda não aceita essa opção, é hora de correr. Mas como fazer com aqueles que não conseguem pagar à vista? Será que vale mesmo a pena perder aquele valor? 

Uma alternativa fácil e lucrativa é a utilização do cartão de crédito. Afinal, a pessoa paga como cabe no bolso e o dinheiro entrará na sua conta de qualquer maneira. O interessante é que existem várias maquininhas de cartão acessíveis para eletricistas autônomos atualmente. Vale a pena conferir!

4. Utilize materiais elétricos de alto padrão

Escolher materiais elétricos de baixa qualidade ou muito baratos pode acabar com a sua reputação no mercado. Visto que, mesmo que a atividade seja executada com eficácia, um equipamento ruim compromete tudo que foi feito. 

Por isso, uma boa maneira de aumentar a quantidade de orçamentos fechados é deixar claro que você só trabalha com itens de alto padrão. Explique os motivos de utilizar determinados fios, cabos ou disjuntores, por exemplo, para que fique clara a sua preocupação. Além disso, um serviço que gera mau contato por causa de uma ferramenta ruim, elimina as chances de indicações que viriam daquele freguês.

5. Faça pós-venda

Pós-venda não é estratégia somente de grandes empresas, viu? Um eletricista autônomo também tem a possibilidade de mandar mensagens perguntando sobre o serviço realizado. Veja se está tudo funcionando corretamente, se alguma dúvida ficou em aberto e peça um feedback do seu atendimento. Dessa forma, pode-se entender os pontos que merecem atenção e ainda mostra dedicação com cada pessoa atendida.

Para finalizar, temos uma recomendação de aprendizado que também vai ajudar um eletricista autônomo a aumentar os lucros. Aprenda a interpretar as informações do Selo Procel e ajude os seus clientes a economizar! Com certeza, eles irão adorar o seu atendimento com essas dicas. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima