Home office: os cuidados para evitar a sobrecarga elétrica

Uma das principais mudanças trazidas pela pandemia de coronavírus em 2020 foi a aceleração do home office no Brasil. Na época, alguns profissionais já trabalhavam nessa modalidade. Mas, com o isolamento, 11% dos trabalhadores passaram a exercer suas funções de casa. Como ninguém estava esperando, os locais eram improvisados e muito propensos a sobrecarga elétrica. Agora, com a consolidação desse modelo, as pessoas começaram a rever a situação e evitar os perigos que uma má instalação tem chances de trazer.

Portanto, um bom eletricista deve ter, na ponta da língua, quais são os cuidados necessários para seus clientes. Assim, poderá orientá-los da melhor maneira, além de executar um serviço com toda a segurança exigida. Pensando nisso, criamos este conteúdo que mostra os principais pontos que você deve ter atenção. Confira uma prévia abaixo.

1. Não deixar os aparelhos sempre ligados na tomada.

2. Atenção aos adaptadores.

3. Lembre-se de conferir a voltagem.

4. Sugira avaliações periódicas.

5. Fale sobre os equipamentos contra incêndio.

Mostraremos cada um deles em detalhes a seguir. Veja mais!

Conheça os cuidados para evitar sobrecarga elétrica no home office

Muitos dispositivos conectados em um mesmo local e a falta de equipamentos para incêndio são motivos que causam a sobrecarga elétrica no home office. Bem como a falta de revisões frequentes. Abaixo, você conhecerá mais sobre esses e outros problemas.

1. Não deixar os aparelhos sempre ligados na tomada

Se eles não estão em uso ou se a bateria está completa, a recomendação é a mesma: desligue os eletrônicos da tomada. Sejam celulares, notebooks ou computadores. Isso porque, quando ficam conectados por muito tempo, os riscos de acidentes com fogo aumentam. Também é bom lembrar seus clientes de não carregá-los durante a noite.

2. Atenção aos adaptadores

Não é difícil encontrar diversos equipamentos conectados em um mesmo adaptador, comumente chamado de benjamin. Um smartphoneo computador e até mesmo uma luminária, muitas vezes, estão todos ligados no mesmo local. Essa sobrecarga elétrica tem potencial de causar curtos-circuitos que, além de estragar os aparelhos, podem causar danos mais graves. Por isso, o ideal é sempre recomendar que as pessoas usem os filtros de linhas, popularmente conhecidos como réguas.

3. Lembre-se de conferir a voltagem

Por não ter conhecimento sobre o tema, muitas pessoas acabam utilizando aparelhos com plugues mais grossos em tomadas que não suportam toda essa voltagem. Para evitar esse problema, as tomadas 10A normalmente trazem aberturas menores, evitando que dispositivos 20A sejam conectados. De qualquer forma, sempre é bom verificar esse ponto para garantir um home office seguro.

4. Sugira avaliações periódicas

Uma forma de ter certeza da qualidade da rede de energia como um todo é sugerir as avaliações periódicas. Na prática, você analisará fios, disjuntores, quadros elétricos e tomadas para garantir que estão em boas condições. O interessante é que essa ainda é uma alternativa para aumentar seu portfólio e os lucros dos serviços.

5. Fale sobre os equipamentos de proteção contra incêndio

Diferentemente das empresas que são obrigadas a ter equipamentos que protejam de acidentes com foco, o home office não exige esses cuidados. Contudo, não há problemas em indicar que esses produtos sejam adquiridos para ter uma maior segurança. Extintores de incêndio são os mais comuns, mas é possível instalar detectores de fumaça e alarmes.

6. Indique o nobreak

Esse aparelho já muito utilizado em computadores há alguns anos, pode ser de grande valia aqui. O nobreak nada mais é que um equipamento que protege os eletrônicos de oscilações ou da ausência de eletricidade. Além disso, ele possui um sistema de estabilização inteligente que evita a queima e os defeitos definitivos. Isso porque ele impede o desligamento repentino utilizando uma bateria interna ou externa.

Sempre que possível recomende a compra desse dispositivo aos seus clientes. Essa é mais uma maneira de garantir a segurança no home office e evitar a sobrecarga elétrica.

Agora que você já entendeu tudo sobre esse tema, que tal se aprofundar em outro assunto do nosso blog? Saiba o que é a etiqueta para quadro elétrico e como ela minimiza as chances de acidentes com fogo na central de controle. Principalmente em locais como indústrias e comércios. Leia mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima