3 problemas que são evitados com a manutenção do ar-condicionado

No verão, alguns dias são tão quentes que parece que nem o ventilador mais potente é capaz de refrescar. Na tentativa de encontrar conforto nesse tipo de situação, corremos para ele, o ar-condicionado. Mas o que fazer quando ligamos este aparelho e ele começa a respingar água? Ou, então, deixa de resfriar? Bom, o primeiro indício de que você precisa fazer a manutenção do ar-condicionado.

Isso porque, mesmo que passe uma boa parte do ano desligado, o aparelho precisa de limpeza periódica para que seu desempenho se mantenha. O acúmulo de poeira, por exemplo, pode trazer desde o agravamento de problemas respiratórios até levar o ar-condicionado a pingar. Na sequência, você confere algumas situações que podem ser evitadas com cuidados simples e com a revisão periódica conduzida por um especialista. Acompanhe!

3 problemas que podem ser evitados com a manutenção do ar-condicionado

Má instalação, vazamento de gás refrigerante, falta de manutenção, entre outros. As causas para ter um ar-condicionado apresentando problemas podem ser muito variadas. Mas o fato é que qualquer um deles trará muito incômodo, como você verá a seguir.

1. Ar-condicionado pingando

Este é um problema comum e que traz transtornos ― e gastos! ― bem grandes. Ele pode ser decorrente da falta de limpeza, como mencionamos acima, de problemas no dreno ou por instalação incorreta. Ou seja, como as causas são variadas, apenas a avaliação técnica será capaz de encontrar o porquê de o ar-condicionado estar pingando.

Vale ressaltar que a água que vaza no interior do aparelho pode causar danos aos componentes internos. Ventilador, o evaporador e o condensador são alguns deles. Isso pode levar a um mau funcionamento do ar-condicionado e à necessidade de reparos caros ou substituição. Outro ponto que merece atenção é o aumento do consumo. Um vazamento de água constante pode fazer com que o ar-condicionado funcione de maneira menos eficiente, pois o aparelho precisa trabalhar mais para manter a temperatura desejada. Consequentemente, ele consumirá mais energia elétrica, o que se traduz em contas de energia mais altas. A boa notícia é que tudo isso pode ser evitado com a manutenção do ar-condicionado!

2. Aumento no consumo de energia

Muitos acreditam que estão economizando ao não chamar um técnico para fazer a manutenção do ar-condicionado. De imediato, pode até ser, mas tenha certeza de que essa “economia” se transformará em gastos extras na conta de luz mais tarde. Entre os motivos que fazem esse equipamento consumir mais energia estão:

  • restrição do fluxo de ar: a sujeira e os detritos acumulados nos filtros e nas serpentinas podem restringir o fluxo de ar através do sistema. Isso diminui a capacidade do ar-condicionado de circular o ar frio pelo ambiente, o que torna o resfriamento menos eficiente e, novamente, ele precisará “trabalhar” mais para atingir a temperatura desejada;
  • perda de capacidade de refrigeração: a falta de manutenção pode levar ao desgaste dos componentes do ar-condicionado. Isso resulta em uma diminuição de sua capacidade de refrigeração que levará ao consumo maior de energia.
  • vazamentos de refrigerante: se houver vazamentos no sistema de refrigeração do ar-condicionado devido à falta de manutenção, o refrigerante necessário para o resfriamento pode diminuir, reduzindo a eficiência do aparelho. Para compensar, o compressor do ar-condicionado precisa funcionar mais tempo para alcançar a temperatura selecionada;
  • maior carga térmica: quando o ambiente está mais quente devido a um ar-condicionado com pouca manutenção, a carga térmica sobre o aparelho aumenta. Isso significa que o ar-condicionado precisa trabalhar mais para manter a temperatura desejada, resultando em um aumento no consumo de energia.

Para manter o seu ar-condicionado funcionando de forma eficiente e econômica, é importante realizar manutenção regular, como a limpeza dos filtros, a inspeção e limpeza das serpentinas, a verificação do nível de refrigerante e a resolução de qualquer problema identificado. A manutenção adequada não apenas economiza energia, mas também prolonga a vida útil do aparelho e melhora a qualidade do ar interior.

3. Problemas respiratórios

Um dos principais problemas da falta de manutenção do ar-condicionado é o acúmulo de poeira, sujeira e alérgenos nos filtros e nas serpentinas. Esses materiais são liberados no ar quando o aparelho está em funcionamento e, consequentemente, inalados pelas pessoas no ambiente. Inspirar essas partículas de poeira e alérgenos pode desencadear reações alérgicas e agravar problemas respiratórios, como asma e rinite alérgica.

Para evitar esses problemas, é fundamental realizar a manutenção do ar-condicionado regularmente, incluindo a limpeza dos filtros, das serpentinas, a drenagem de umidade e a verificação de vazamentos. Além disso, é importante manter um equilíbrio entre a refrigeração eficiente e a ventilação natural para garantir a qualidade do ar interior.

Viu com manter o ar-condicionado bem cuidado evita problemas sérios? Aproveite enquanto o verão não chega para deixar tudo em ordem para os dias mais quentes! Ah, confira também o nosso conteúdo 5 dicas para refrescar a casa sem ligar o ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima