Manutenção preventiva: como garantir a segurança elétrica da sua casa

A manutenção preventiva na rede elétrica é capaz de antecipar curtos-circuitos e oferecer mais segurança para a sua rotina. É comum deixarmos essa parte de lado, uma vez não é algo visível ou que temos acesso com facilidade. Mas, mesmo assim, há cuidados básicos, principalmente quando as fiações e instalações são antigas. 

Isso vale para empresas e residências, viu? Todo e qualquer sistema de eletricidade demanda cuidados especiais. Você deve contar com profissionais que possuem conhecimento técnico adequado e experiência na área. 

Para saber qual é a periodicidade dessa manutenção, continue atento a este conteúdo. Além de explicar a importância desse tipo de avaliação, falaremos sobre os benefícios dela. Também comentaremos sobre o que acontece caso nenhuma providência correta seja tomada e quais são os sinais de que algo está errado. Continue a leitura para saber mais.

Manutenção preventiva da rede elétrica preventiva: entenda por que não deixá-la de lado

Vamos imaginar que o seu carro é usado todos os dias, da sua casa para o trabalho e vice-versa. Essa rotina acaba desgastando os pneus, o motor, o freio e outras engrenagens do veículo. Mesmo que dirija atentamente e poupe andar em vias esburacadas, os problemas começarão a aparecer. Tais complicações surgem devido ao uso intenso e é normal, mas aos primeiros sinais, é melhor levá-lo a uma oficina, certo? Não é diferente com a rede elétrica. Após um tempo, as conexões afrouxam e sucedem em mau contato, causando aquecimento e apagões.

A manutenção preventiva tem o objetivo explícito no próprio nome: prevenir incidentes e corrigir falhas. Através do trabalho de um profissional, há menos chances de queimar eletrodomésticos e outros maquinários. Além de garantir segurança para executar as tarefas do dia a dia, em casa ou no trabalho.

Periodicidade da manutenção: descubra quando ela deve ser feita

Para instalações residenciais, há a NBR 5410, que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão. Segundo a norma, não existe um prazo exato para a realização de reparos. O que ocorre é a orientação de que, a cada seis meses, um profissional avalie e restaure os defeitos. Se o imóvel está em fase de aquisição, recomenda-se uma visita técnica para avaliar as condições da rede. 

Se a rede for de uso industrial, a manutenção deve ser feita constantemente, pois existe um alto consumo de energia. Resultado do grande número de máquinas funcionando no local. 

Saiba mais sobre a manutenção preventiva na rede comercial

Quando citamos a rede elétrica comercial, estamos falando sobre diversos tipos de estabelecimentos. Normalmente, são espaços que demandam um alto consumo energético. Incluindo hospitais, restaurantes, consultórios, dentre outros. Imagine um erro no esquema elétrico de uma área assim? Os estragos representariam perdas financeiras e até acidentes graves. 

Ao constatar irregularidades, faíscas podem alcançar equipamentos importantes e, no pior dos cenários, causar explosões. Um profissional experiente na área irá avaliar:

  • isolamento do quadro e dos cabos;
  • temperatura dos disjuntores;
  • dobradiças e fechaduras;
  • lâmpada de sinalização;
  • contatos das chaves;
  • fiação e terminais;
  • comandos;
  • fusíveis.

Conheça a importância da manutenção preventiva residencial

Tais quais os cuidados indispensáveis nas estruturas elétricas de empresas, casas também precisam de atenção. Veja quais são os sinais que indicam necessidade de correção:

  • oscilações ou queda constante de energia;
  • tomadas superaquecidas;
  • picos de tensão;
  • curto-circuito.

Se perceber qualquer um desses avisos, saiba que é hora de procurar por um prestador de serviços. Evite fazer qualquer tipo de improviso em fiações. Deixe esse tipo de cuidado com quem tem experiência e conhecimento na área.

Confira o que você tem a ganhar com esse tipo de manutenção

1. Economia de tempo e materiais

Quando agimos com prudência, evitamos o desperdício de tempo e recursos. Ao contratar um técnico para fazer revisões constantes, dispensa gastos inesperados. 

2. Garantia de segurança patrimonial

Ninguém quer perder dinheiro, certo? Muito menos ferramentas importantes para o dia a dia profissional e pessoal. A manutenção reduz chances de choques, incêndios e danos relacionados aos seus aparelhos elétricos.

3. Maior confiança para executar atividades

Solicitando a vistoria adequada, você não precisa estar sempre preocupado com as possíveis panes. Um profissional cuidando desses itens de tempos em tempos assegura que esteja tudo em conformidade no ambiente.

Conheça as soluções em materiais elétricos da Celesp

Lembre-se de buscar sempre por um profissional qualificado para realizar a manutenção preventiva da rede elétrica. Além disso, preste atenção na qualidade dos materiais utilizados. Os insumos aplicados na hora de corrigir problemas influenciam diretamente na segurança. Antecipar as dificuldades é a melhor maneira de solucioná-los antes que se tornem grandes perdas. Para saber mais sobre o tema e encontrar produtos de qualidade, continue nos acompanhando! Acesse o site e conheça o portfólio de produtos elétricos disponíveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima