Conheça 9 tipos de bucha e quando usar cada uma delas

Você sabia que existem diferentes tipos de bucha? Isso porque seu uso depende de fatores como o peso do que será fixado e, também, a base de ancoragem (material da parede). Neste artigo, mostraremos os detalhes de 9 deles, suas aplicações, peso de sustentação indicado e as melhores práticas para que você siga com a instalação sem problemas ― e garantindo a segurança de todos! Acompanhe.

Conheça os 9 tipos de bucha mais comuns

1. Bucha S

Ela é indicada para paredes de tijolo, concreto e alvenaria. Esse tipo de bucha pode ser encontrado com abas ou sem. Sua principal característica são as linguetas que permitem aderência no orifício instalado, fazendo com que a peça se agarre na superfície e não se movimente durante o rosqueamento do parafuso.

Feita geralmente em plástico resistente, a bucha S possui um formato que permite uma expansão segura ao ser inserida em um furo pré-perfurado na parede. Quando o parafuso é apertado, a bucha se expande, criando uma fixação firme que suporta o peso do objeto a ser pendurado. Ela é ideal para instalar prateleiras, armários, quadros e outros itens, garantindo estabilidade e segurança, evitando que os parafusos se soltem facilmente.

2. Bucha FU

A bucha FU é um tipo de ancoragem usado para fixar objetos em paredes, especialmente em materiais ocos como drywall. Feita de plástico ou nylon, a bucha FU possui aletas que se expandem ao inserir o parafuso, proporcionando uma fixação firme. Quando o parafuso é apertado, essas aletas se abrem na cavidade atrás da parede, distribuindo a carga e garantindo uma fixação segura. A bucha FU é ideal para pendurar prateleiras, quadros, espelhos e outros itens leves a moderadamente pesados, oferecendo uma solução eficiente para evitar que os parafusos se soltem ou danifiquem a parede. 

São feitas de nylon e usadas também em placas de gesso e materiais com mais de 6mm de espessura. Vale mencionar que tanto os tipos de bucha S quanto os tipos de bucha FU suportam carga até 15 kg, o que as tornam perfeitas para a fixação de trilhos de cortinas, quadros, esculturas, espelhos e pequenas prateleiras.

3. Bucha basculante

Dentre os tipos de bucha disponíveis, a TAB, como a bucha basculante também pode ser chamada, é indicada para paredes de cimento, drywall e OSB (placa composta por tiras de madeira prensadas dispostas na mesma direção) e sua estrutura pode suportar a carga de estantes, mãos-francesas e móveis planejados.

Composta por uma porca e um parafuso, a bucha possui asas que se dobram durante a inserção no furo e se abrem atrás da superfície da parede ao soltar. Este mecanismo de basculamento distribui o peso do objeto, proporcionando uma fixação extremamente segura. Ideal para instalar itens como armários, prateleiras, luminárias e televisores, a bucha basculante garante estabilidade e resistência, evitando que os parafusos se soltem ou a parede se danifique sob o peso do objeto.

4. Bucha convencional A

Esta é uma das mais utilizadas devido a sua versatilidade e resistência, pois dificilmente quebram ou ressecam. A bucha convencional tipo A é utilizada para fixação de objetos em paredes de materiais maciços, como concreto, alvenaria ou tijolo. Fabricada em plástico ou nylon, ela é projetada para expandir ao inserir um parafuso, criando uma fixação firme. 

Para usar, primeiro se perfura um furo na parede, depois se insere a bucha, e finalmente, o parafuso é apertado dentro da bucha, fazendo-a expandir e prender-se firmemente no material. Ideal para pendurar quadros, prateleiras, espelhos e outros itens leves a moderadamente pesados, a bucha tipo A garante segurança e estabilidade, evitando que os parafusos se soltem.

5. Bucha KT

Também são confeccionadas em nylon, porém contam com abas para painéis. Por conta dessa estruturas, esses tipos de buchas são indicadas para divisórias e forros de gesso acartonado, também conhecido como drywall. a bucha KT possui uma rosca interna que garante uma fixação firme e segura. Ao inserir um parafuso, a bucha KT se expande dentro do furo, criando uma fixação estável que suporta cargas pesadas. É ideal para pendurar prateleiras, armários, suportes de TV e outros objetos volumosos. 

6. Bucha BKF ou GK

Este é um dos tipos de bucha mais indicados para ancoragem em drywall. Sua instalação é diferente das demais, pois é recomendado realizar o furo já com a bucha encaixada na ponta da furadeira. A bucha BKF possui um design expansível que se adapta ao interior da parede ao inserir um parafuso. Esse mecanismo de expansão proporciona uma fixação firme e segura, distribuindo a carga de maneira eficiente. A bucha BKF é ideal para pendurar prateleiras, quadros, armários e outros objetos de peso leve a moderado, garantindo estabilidade e evitando que os parafusos se soltem ou causem danos à parede.

7. Bucha OCO

Fabricada em polietileno, pode ser usada em placas cimentícias, de gesso, ocas, blocos de concreto, compensados e materiais que apresentam mais de 6 mm de espessura. No mercado esses tipos de buchas podem ser encontrados nos tamanhos de nº 6, nº 8 e nº 10.

8. Bucha BUR

Fabricada em nylON, é outra boa opção para fixação de objetos leves como espelhos, quadros, esculturas e demais objetos decorativos em paredes de drywall. São resistentes à tração, facilmente aplicáveis e não quebram nem ressecam com o passar do tempo. Assim como a bucha BKF, deve ser instalada já no momento da perfuração, sendo encaixada na ponta da furadeira.

9. Bucha metálica

Esses tipos de buchas auxiliam na fixação de objetos suspensos em forros e lajes ocas da construção. Podem ser usadas em madeira aglomerada, placas maciças de lã vegetal, chapa em arco, placas de fibras prensadas e teto de gesso. Ideal para instalar itens como prateleiras, armários, suportes de TV e equipamentos pesados, a bucha metálica expansiva garante uma fixação resistente e duradoura, evitando que os parafusos se soltem ou que a parede seja danificada pelo peso do objeto.

E aí, já conhecia todos esses tipos de buchas? Aqui no blog da Celesp você encontra diversos conteúdos relacionados à construção, arquitetura e decoração. Continue nos acompanhando para ficar por dentro das novidades!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima