Torneira elétrica: como escolher o melhor modelo?

Vamos aos fatos: lavar a louça não é uma das tarefas mais agradáveis do mundo. No inverno mesmo, a gente quer esquecer que a pia está cheia, né? É aí que a torneira elétrica entra: facilitando a nossa vida e tornando essa tarefa mais “prazerosa”. Mas será mesmo que vale investir em um item como esse? No conteúdo que preparamos, vamos ajudar a encontrar uma resposta. Apresentaremos as vantagens, desvantagens e algumas dicas sobre o assunto. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como as torneiras elétricas funcionam

Esse modelo possui um funcionamento bem parecido com os chuveiros e são semelhantes às torneiras comuns. Seu diferencial é a resistência que é acionada pela energia elétrica, permitindo o aquecimento da água. Há muitos modelos disponíveis no mercado e os preços variam de acordo com a marca, funcionalidade e design da torneira. Apesar de prática, fique de olho no consumo de energia do aparelho.

Para nos aprofundar um pouquinho no assunto, neste artigo, falaremos sobre as vantagens e desvantagens das torneiras elétricas. Se estiver indeciso sobre instalar ou não, poderá tomar uma decisão com base em mais informações. Veja a seguir!

Confira as principais vantagens de ter uma torneira elétrica

1. Conforto térmico

Já falamos sobre como é desanimador lavar a louça em dias de temperaturas baixas (mas é bom repetir). A água gelada não ajuda em nada na hora de dar uma motivada. Com regulagem entre fria, morna e quente, a torneira elétrica é uma “mão na roda” e proporciona mais comodidade para realizar essa atividade.

2. Praticidade para higienizar utensílios

A água quente simplifica a limpeza dos objetos. Com ela, a gordura de panelas, pratos e talheres, por exemplo, sai com muito mais facilidade. Isso significa que, além de conseguir executar a atividade com mais rapidez, você também economiza detergente e água.

3. Regulagem de temperatura simplificada

A regulagem de temperatura permite que seja escolhida a melhor opção de acordo com o dia ou necessidade. Além de útil na hora de lavar, é melhor para garantir economia de energia. Naqueles dias de calor ou que a torneira não precisa ser usada em potência máxima, é fundamental ter a possibilidade de acioná-la ou não.

Além das principais vantagens que já apresentamos, fizemos uma lista com algumas outras que podem encurtar o seu processo de decisão: 

  • agilidade na hora de ferver água para preparar café, chás ou outros alimentos para uma refeição;
  • se instalada no banheiro, você fica mais confortável para lavar o rosto ou escovar os dentes; 
  • na lavanderia, é eficiente para remover manchas de roupas. 

Saiba mais as desvantagens desse aparelho

1. Alto consumo de energia elétrica

Considerado um dispositivo de alto gasto de energia, a torneira elétrica pode ser uma vilã na sua conta de luz, assim como o chuveiro. Confira diretamente na embalagem do produto qual é o seu índice de eficiência energética.

2. A instalação não é tão simples

Não pense que é só instalar. A atenção tem que ser redobrada, já que não basta apenas ligá-la na tomada para funcionar. Ela deve estar conectada à fiação elétrica, sendo indispensável o uso de um fio terra. Ainda, na hora de comprar não esqueça de conferir a voltagem (110V ou 220V).

3. Não é uma boa opção para casas com crianças pequenas

Por ser um equipamento elétrico e estar ao alcance de crianças, as torneiras podem causar incidentes. Se a criança quiser ajudar nas tarefas domésticas, por exemplo, a água muito quente tem o potencial de provocar queimaduras. Mas para isso não ocorrer, tenha algumas conversas educativas. Busque explicar sobre os riscos e ensinar a regular corretamente.

Bônus: dicas para conservar sua torneira elétrica

Se você já tem uma torneira elétrica em casa, sabe que existem alguns cuidados essenciais para aumentar sua vida útil. Selecionamos as principais formas de conservá-la:

  • se notar algum vazamento, faça uma revisão em todos os pontos da torneira e suporte para certificar de que está tudo muito bem firme;
  • em cidades litorâneas, utilize produtos específicos para evitar ferrugem no metal pela maresia;
  • ao perceber alterações na saída de água, retire o arejador e faça uma limpeza.

E aí, ficou mais fácil decidir se vale a pena investir em uma torneira elétrica para o seu lar? A verdade é que a escolha vai depender da sua necessidade e momento de vida. Aproveite as dicas e faça uma lista dos pontos positivos e negativos para você. Coloque na balança e faça a sua escolha. 

Para mais dicas como essas, continue acompanhando nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima