Você está no processo de reforma ou quer repaginar sua decoração? É muito importante levar em conta a iluminação. Existem inúmeros tipos de luminárias disponíveis – o que é incrível, mas pode tornar essa escolha mais difícil.
Para ajudá-lo, preparamos uma lista com os principais tipos de luminárias disponíveis no mercado. Você poderá escolher tanto o estilo que melhor combina com a decoração da sua casa, quanto a vibe que quer transmitir em cada ambiente! Acompanhe!
5 tipos de luminárias que você precisa conhecer
1. Pendentes
Eles são bonitos, estilosos e, se você acertar a altura dos pendentes, serão muito funcionais. A largura deles também é fundamental para que você consiga um efeito bonito, mas sem que roubem toda a atenção no ambiente. Caso a mesa da sala de jantar seja redonda ou oval, ele devem ter cerca de ⅓ do tamanho da mesa. Assim, se ela tiver 1,20 m de diâmetro, a luminária precisa ter cerca de 40 cm. Já no caso das retangulares, o mais recomendado é que ele tenha metade do tamanho total da mesa.
O peso da peça também deve ser avaliado. Tenha certeza de que a instalação pode ser feita sem problemas de segurança. O mesmo vale para a fiação elétrica. Você pode contratar um eletricista para verificar a integridade e a proteção da rede.
2. Lustres
Lustres sempre dão um ar de sofisticação aos ambientes. E as opções são muitas ― e o showroom da Celesp é um bom exemplo de como essas peças podem ser diversificadas e elegantes.
Porém, não é sempre que a sua instalação é indicada. Em ambientes com uma decoração mais trabalhada, é possível que a peça “se perca” entre os demais elementos ou, pior!, deixe tudo uma bagunça visual. O ideal é que o lustre seja a estrela do lugar, já que é inevitável não reparar em um belo pendente, não é mesmo?
O tamanho também é um ponto-chave para acertar (ou errar) na escolha. Ambientes pequenos e corredores não são indicados, já que podem, até mesmo, causar algum acidente. Mas isso não significa que não dê para adaptar ao escolher um lustre menor e mais condizente com a metragem (e altura) disponível.
Ainda, vale ressaltar que nem todos os ambientes são indicados para esse tipo de peça mais ornamentada. Cozinhas ou áreas de jantar abertas, próximas a fontes de vapor ou gordura, devem ser evitadas. Justamente por serem pendentes mais elaborados, a limpeza pode não ser tão simples, especialmente naqueles com vários cristais.
3. Arandelas
As arandelassão luminárias feitas para serem fixadas na parede. Elegantes, elas desempenham o papel de apoio da iluminação, fornecendo uma luz de fundo difusa. Projetadas para proporcionar conforto, são indicadas para dar um toque de requinte aos cômodos. Por isso, utilizar as arandelas na decoração faz tanto sucesso! Sua tonalidade suave combinada ao design certo garante resultados inovadores e irá renovar os seus ambientes, sejam eles internos ou externos.
Na hora de escolher, opte por aquelas que fiquem em harmonia com o mobiliário ou cumpram uma função no espaço. Pontos importantes como a cor das paredes, piso e a dimensão do local devem ser levados em consideração quando for colocar tudo em prática.
Além de não errar no modelo e local de instalação desses tipos de luminárias, escolher a temperatura da cor adequada é fundamental para gerar o efeito que você deseja. Geralmente, as cores brancas são indicadas para banheiros, cozinhas e áreas externas. Já as cores amareladas são para os ambientes internos como livings, dormitórios, entre outros. Muitas vezes as arandelas são projetadas para tipos específicos de lâmpadas. Em casos assim, você deve verificar qual é e buscar uma loja especializada em iluminação.
4. Spots
Uma luminária spot é um dos tipos de luminárias projetadas para iluminar um ponto ou destacar uma área específica dentro de um ambiente. Geralmente, é composta por uma estrutura que direciona a luz de forma concentrada e focada, utilizando lâmpadas halógenas, LED ou fluorescentes compactas.
Ao escolher uma luminária spot, é importante considerar o design do ambiente, o tipo de iluminação desejado (focal ou difusa), a cor da luz (quente, neutra ou fria) e a potência adequada para não sobrecarregar o ambiente com luz excessiva. Assim, as luminárias spot não apenas fornecem iluminação funcional, mas também contribuem significativamente para a estética e o estilo do espaço em que são utilizadas.
5. Luminária de chão
Elas são bem comuns em salas de estar e cantos de leitura. Além de funcionais, elas são lindas e podem dar um charme todo especial aos seus ambientes. Os modelos com bases esculturais e, até mesmo, os mais modernos controlados por app, são funcionais e servem como um destaque interessante na decoração.
Agora que você já conhece os diferentes tipos de luminárias disponíveis no mercado, passe na Celesp e confira nosso showroom de iluminação decorativa. Você vai se surpreender com a nossa seleção de peças. Clique aqui e veja onde nos encontrar!