6 maneiras de economizar energia com o ar-condicionado

O verão tem diversas vantagens, como as praias e as desejadas férias. Porém, dependendo do lugar, o calor pode ser intenso e, até, atrapalhar as atividades da rotina. A gente sabe que uma solução para esse problema é o ar-condicionado. Mas, com os altos valores da conta de luz, buscar formas de economizar energia com o uso do aparelho é fundamental. Principalmente quando falamos de um ambiente comercial, que deve estar com a temperatura agradável durante todo o dia. 

Por isso, é preciso encontrar outras formas de refrescar a casa ou um estabelecimento e é sobre esse assunto que falaremos no conteúdo de hoje. Confira uma prévia das dicas:

  1. evite a entrada de luz;
  2. aposte nas plantas;
  3. permita que o ar circule pelo ambiente;
  4. prefira tecidos leves;
  5. utilize lâmpadas de LED;
  6. mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia.

Continue lendo abaixo para entender cada uma delas em detalhes. Vamos lá?

Como economizar energia com o ar-condicionado?

A gente bem sabe que têm dias em que ligar o ar-condicionado é inevitável! Mas, dependendo da temperatura, nem sempre é necessário ligá-lo. Abaixo, reunimos algumas dicas que ajudarão a deixar os ambientes naturalmente mais frescos, o que ajudará a economizar energia! Acompanhe.

1. Evite a entrada de luz

A primeira dica é comum, mas ajuda muito: evite a entrada direta de raios solares dentro da residência ou comércio. Para isso, pode-se usar as cortinas fechadas durante o dia e apostar nas que são blecaute. Essa última, deve ser utilizada com o lado branco virado para fora, assim, o calor é refletido para a parte externa o que ajuda no conforto térmico e, claro, a economizar energia.

Além disso, é possível recorrer a películas que controlam a claridade nos vidros e janelas. Por fim, cuide com os móveis que ficam muito expostos ao sol. Eles retêm o aquecimento e, ainda, podem estragar com o tempo.

2. Aposte nas plantas

Responsáveis por mudar os ambientes de forma simples, as plantinhas também auxiliam bastante a diminuir o abafamento do verão. Isso porque é como se a água que sobra do processo de fotossíntese transpirasse, ajudando a refrigerar o espaço e limpar o ar. Sem contar que podem criar uma sombra bem agradável. Para atingir esse resultado, não basta ter só uma mudinha, viu? É necessário algumas opções para gerar diferença na temperatura. 

3. Permita que o ar circule

Apesar de ser uma dica óbvia, permitir que o ar circule pelo ambiente é essencial e faz muita diferença na hora de refrescar a casa. Deixe as janelas abertas para que a brisa entre e a sensação de abafamento saia. Feche os cômodos que não serão utilizados durante o dia, assim, o vento fresco não irá embora por esses locais. Já durante à noite, deixe todas as portas abertas. Para dar um help extra e, de quebra, economizar energia, vale usar ventiladores no sentido anti-horário. 

4. Prefira tecidos leves

A gente sabe que tapetes felpudos são lindos, porém, na estação mais quente do ano, o melhor é deixá-los guardados no armário. Junto a eles, podem ir os enxovais pesados e as pelúcias. 

O ideal é preferir tecidos leves, naturais e confortáveis. Afinal, eles permanecem arejados e respiram melhor. Você pode cobrir sofás e camas com capas de algodão ou linho, que possuem essa característica. Para o chão, procure por produtos que substituem o tecido que comentamos acima, como aqueles que usam corda, palha ou fibras, igualmente, de algodão. No caso das cortinas, procure comprar aquelas que têm o tecido leve e vazado.

5. Utilize lâmpadas de LED

Aqui, a vantagem não é somente amenizar a temperatura, viu? Investir nas lâmpadas de LED também é eficiente na hora de economizar na conta de luz. Isso porque as opções tradicionais tendem a esquentar mais para produzir a claridade. Já essa, mais econômica, tem um consumo menor de energia e, consequentemente, emana menos calor. Sem contar que é uma alternativa sustentável, assim, ainda é possível dar aquele help para o meio ambiente.

6. Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia

As dicas que você conferiu até agora visam a evitar que o ar-condicionado seja ligado. Mas e nos dias em que o aparelho é inevitável? Como fazer para economizar energia? O primeiro passo é pensar já na instalação, comprando um que tenha a potência adequada para o ambiente em que será colocado. Agora, com ele já em funcionamento, garantir que a manutenção do ar-condicionado em dia é a melhor forma de conseguir um bom custo-benefício.

Pronto para começar as mudanças em casa ou no seu comércio? Siga as dicas que sugerimos e passe na Celesp para adquirir suas lâmpadas de LED. Temos filiais em Criciúma, Florianópolis, Chapecó, Tubarão e Passo Fundo. Confira os endereços neste link

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima