Confira os principais cuidados com a eletricidade no Carnaval

Não importa se você vai curtir a festa no bloquinho, em casa ou vai aproveitar para viajar. O fato é que a eletricidade no Carnaval sempre exige uma dose extra de cuidado. Saber como evitar choques elétricos é uma boa forma de se proteger e garantir que esses dias possam transcorrer sem maiores problemas. 

Neste artigo, separamos 4 dicas para você colocar em prática neste feriadão. Confira!

Os 5 principais cuidados com a eletricidade no Carnaval

1. Cuidado com os sprays de espuma, confetes e serpentinas

No caso dos sprays, mesmo que pareçam inofensivos, eles são um excelente condutor elétrico quando concentrados. Por isso, nada de brincar com a espuma perto de fios ou rede elétrica! Já os confetes e serpentinas podem causar curto-circuito se entrarem em contato com a energia. Isso ocorre, pois muitos contêm elementos metálicos na composição.

2. Em caso de rompimento de cabos, fique longe

Ainda que existam regras sobre a altura e o trajeto em que os trios elétricos devem percorrer, infelizmente, não é incomum encontrar casos nos quais algo se prende na fiação e acaba por romper os fios. Nessas situações, considere sempre a rede como energizada e não se aproxime. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), só em 2023 foram 72 casos, sendo que 53 deles acabaram em óbito. Este é um número maior que o do ano anterior, 2022, que a Abracopel registrou 64 ocorrências, com 49 mortes.

3. Se estiver molhado, não mexa em eletrônicos

Essa é uma dica válida para evitar acidentes elétricos no verão, mas, para quem vai aproveitar os dias de folga a fim de aproveitar a piscina, ela não pode ser esquecida! É bem comum que aparelhos de som e outros eletrônicos sejam mantidos próximos ao local, mas não os manipule logo após sair da água. Outro ponto importante é em relação à extensão de tomada: evite “gambiarras” ou ligações que possam sobrecarregar a rede.

4. Instalações temporárias são um grande risco envolvendo eletricidade no Carnaval

Se estiver participando ou organizando eventos com estruturas temporárias, certifique-se de que as instalações elétricas estejam feitas corretamente por profissionais qualificados. Ainda, evite tocar nas estruturas metálicas. Também de acordo com a Abracopel, em 2022 foram 36 acidentes com postes e grades energizadas, que resultaram em 22 mortes. Já em 2023, os números subiram! Foram 50 acidentes que geraram 25 mortes.

5. Em caso de colisão de veículos com postes, não se aproxime

Infelizmente, o número de acidentes de trânsito costuma aumentar nessa época de festividade. E esta dica que você lerá agora não vale apenas como cuidado com eletricidade no Carnaval, mas para todo o ano. Caso você se depare com uma colisão de um carro com um poste, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Ainda que a vontade de ajudar seja grande, não se aproxime do carro, uma vez que pode estar energizado.

Bônus: o que fazer em caso de choque elétrico no Carnaval

Sabemos que, nem sempre, as circunstâncias são controláveis e acidentes elétricos podem acontecer. Se isso vier a ocorrer, o primeiro passo é manter a calma e lembrar dessas dicas:

  1. não encoste na pessoa que sofreu o choque. Use apenas materiais não condutores como forma de contato, tais quais madeira, borracha e panos grossos;
  2. desligue a fonte de energia imediatamente e chame uma ambulância (192);
  3. confira se a pessoa está consciente. Se sim, tente acalmá-la até a chegada do socorro;
  4. caso não esteja consciente, porém respirando, coloque-a de lado;
  5. agora, se não houver respiração, faça reanimação boca a boca e massagem cardíaca imediatamente.

Compartilhe este artigo e faça com que essa informação chegue a mais pessoas! Aproveite e confira também as nossas redes sociais, Instagram e Facebook.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima