5 dicas de decoração para áreas externas no verão

Engana-se quem pensa que o quintal e o jardim não precisam de atenção na hora da decoração, como os ambientes internos. A parte de fora da casa pode ser utilizada para relaxar, preparar jantares com amigos e família ou se divertir e, nesse sentido, a decoração para áreas externas é uma excelente aliada nesses momentos.  

Então, neste conteúdo, daremos cinco dicas para você criar o projeto da sua nova residência ou reformar sem medo. Confira uma prévia:

  1. invista nas plantas;
  2. escolha os móveis com cuidado;
  3. explore a área da piscina;
  4. capriche na iluminação para a área externa;
  5. coloque as tendências nos detalhes.

Pronto para conferir? Então, continue lendo o texto abaixo!

5 ideias de decoração para áreas externas 

Uma das vantagens de morar em casas, ao invés de apartamentos, é usar o quintal como um todo. Afinal, aqui existe muito mais espaço e é possível criar ambientes para toda a família se divertir. Porém, além de pensar na iluminação e decoração para áreas externas, é preciso entender que ela deve ser funcional. Nas recomendações abaixo, apresentaremos ideias que unem todos esses pontos. Confira!

1. Invista nas plantas

Nada combina mais com quintal e jardim do que as plantinhas, não é mesmo? Então, fique à vontade para utilizá-las sem medo. Seja aproveitando grandes árvores já existentes para criar um clima relaxante à sua volta ou, até, na hora de decorar a piscina. Nesse segundo caso, é possível usar as gramas para fazer o revestimento do chão ou plantar novas mudas que ofereçam sombra em breve. Elas também podem ser usadas para delimitar caminhos e, ainda, trazer beleza de sobra. A trepadeira, por exemplo, serve para revestimento de muros. Legal, viu? 

Algumas ideias de plantas para decoração são sagu-de-jardim, bambu e espada de São Jorge. Aqui, só é importante não escolher flores muito doces ou frutíferas para evitar as abelhas.

2. Escolha os móveis com cuidado

Nessa parte da decoração para áreas externas, o primeiro passo é decidir o estilo do espaço. Você imaginou um espaço gourmet? Um ambiente relaxante? Fazer essas perguntas e imaginar o que você gostaria de fazer naquele local ajudará a escolher os móveis. Para os que preferem a tranquilidade, utilizar sofás aconchegantes, balanços elegantes e confortáveis, além de cores neutras, é uma ótima ideia.

Para a área de banho, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras não podem faltar. Dessa forma, será possível tomar sol e passar um tempo descansando de maneira agradável. Inclusive, as superfícies ajudam a deixar o lugar mais prático, como na hora de fazer drinks ou guardar objetos, como livros e toalhas. Lembre-se que, aqui, os materiais dos móveis devem ser resistentes ao sol, à umidade e de fácil lavagem.

3. Explore a região da piscina

Quem tem piscina sabe que esse lugar é muito útil para refrescar nos dias quentes, mas, também, serve como um momento de brincadeira e repouso. Por isso, explorar bem esse ambiente é fundamental. Para as crianças, incluir escorregadores e boias faz toda a diferença na hora da diversão. Da mesma forma, vale a pena investir em objetos esportivos, como cestas de basquete e redes de vôlei para a água. 

No caso dos adultos, um deck de madeira deixa o espaço sofisticado e ainda traz calmaria. Ler livros, meditar ou até mesmo relaxar será perfeito nesse local. Por fim, as cascatas são igualmente fundamentais quando falamos da piscina. Elas auxiliam a movimentar a água e trazem muita elegância. O interessante é que existe uma série de modelos, então, você pode escolher um que combine com o restante da decoração para áreas externas.

4. Capriche na iluminação para a área externa

Aqui, o objetivo é tornar os ambientes mais funcionais, porém, elas também são utilizadas para trazer elegância e valorizar a decoração para áreas externas. Começaremos pelas arandelas, que são versáteis e podem ser usadas de diversas maneiras. Uma dica é colocá-las em muros e paredes da parte de fora, posicionadas estrategicamente, para criar um estilo moderno. Ainda, funcionam perfeitamente na entrada de casa ou como apoio a locais com lareiras. 

Criar caminhos até a porta da residência, igualmente, é uma ótima ideia. Assim, você ajuda na visibilidade à noite e traz requinte ao quintal. Jardins iluminados, luzes embutidas no chão ou luminárias pendentes em um pergolado, por exemplo, são ideias populares e que agradam a maioria das pessoas.

Agora, novamente, a piscina ganha destaque. As luzes na piscina tornam seu formato e o movimento da água mais aparente. Por isso, deve ser escolhida com cuidado. Para quem gosta de tecnologia, usar lâmpadas que têm controle por aplicativo pode facilitar a mudança de cores e ainda criar um clima ideal para festas.

5. Coloque as tendências do ano nos detalhes

Aqui no blog, sempre ressaltamos como é possível mudar totalmente a cara dos ambientes com pequenas intervenções. Afinal, nem sempre dá para repaginar um espaço de acordo com as tendências do ano. Por isso, aposte nos detalhes: mantas, almofadas e objetos de decoração para áreas externas podem, perfeitamente, cumprir esse papel de deixar sua casa superatual!

Já que falamos de iluminação, que tal contar com a Celesp para o projeto da sua casa? Além de ter um amplo catálogo de produtos, nosso atendimento é excelente. Confira mais em nosso site ou em uma das lojas em Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Chapecó e Passo Fundo. Esperamos você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima