Iluminação para quarto de bebê: 6 dicas para acertar na escolha

A iluminação para quarto de bebê precisa ser planejada com muita atenção. Afinal, diversas atividades serão realizadas ali dentro, como dormir, mamar, brincar e ler histórias. Talvez você não saiba, mas existem diferentes tipos de lâmpadas que combinam mais ou menos a cada um desses momentos. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso entender que o ambiente deve ser divertido, funcional e confortável. Assim, é possível levar em consideração tipos de luzes que se adequam a esses 3 requisitos.

Para ajudar nessa tarefa, separamos 6 dicas incríveis: 

  1. aproveite as iluminações indiretas;
  2. utilize lâmpadas com cores quentes;
  3. aposte nos dimmers;
  4. deixe a iluminação natural entrar;
  5. considere as medidas de segurança;
  6. ilumine e decore ao mesmo tempo. 

Abaixo, entenda, em detalhes, cada uma delas. Assim, você sai pronto para tirar o projeto do dormitório do papel. Vamos lá? 

Conheça 6 dicas de iluminação para quarto de bebê

Você sabia que cada tom de luz tem a capacidade de passar uma sensação diferente? Isso tem muita relação com a temperatura, mais fria ou mais quente. A primeira estimula o descanso e relaxamento. Já a segunda, incentiva a concentração. Essa é uma das dicas que se deve conhecer antes de planejar o dormitório dos pequenos. Separamos mais 6 delas para acertar na escolha. Confira!

1. Aproveite as iluminações indiretas

Para quem não conhece esse estilo, a iluminação indireta é uma alternativa para clarear o espaço de forma mais suave. Com ela, você vê onde a luz reflete, ou seja, o seu efeito, mas não a lâmpada em si. Alguns exemplos são as fitas de led e o forro rebaixado em gesso que cumprem esse objetivo por meio de sancas e cortineiros, por exemplo. 

Essa ideia torna o ambiente mais aconchegante e menos agressivo para os olhos do neném. É importante ter um espaço confortável, mas a iluminação para quarto de bebê também deve ser funcional. Afinal, é nesse lugar que muitas tarefas importantes irão acontecer, como a troca de fraldas e as mamadas. Por isso, trabalhe com a opção indireta, mas não deixe de lado as luminárias. São elas que darão foco em uma peça ou móvel específico, como a poltrona ou o trocador.

2. Utilize lâmpadas com cores quentes

Outro ponto importante para gerar sensação de relaxamento é a temperatura da luz. Nesses casos, opte pelas cores quentes. Isso porque ela causa essa sensação de conforto e acolhimento, ideal para os dormitórios. Já as frias, mais puxadas para o tom azulado ou branco, são perfeitas para escritórios ou cozinha, que precisam de foco e atenção. 

3. Aposte nos dimmers

Os dimmers são dispositivos que permitem que a intensidade da luz seja regulada. Por isso, são muito usados em locais que precisam, em alguns momentos, de bastante luminosidade e, em outros, não. Exatamente como é necessário ao planejar a iluminação para quarto de bebê! Assim, é possível deixar ela fraquinha na hora da soneca ou mais forte no momento de uma brincadeira. Ele é acoplado a um interruptor comum que já existe no espaço e pode ser acionado sempre que necessário. Então, é ideal para a iluminação para quarto de bebê. 

Aqui, só é preciso ter um pouco de atenção ao tipo de lâmpada em que instalará o dispositivo. Isso porque existem algumas que não permitem essa integração, como as fluorescentes. 

4. Deixe a iluminação natural entrar

A nossa quarta dica é utilizar ao máximo a iluminação natural. Já que, dessa forma, os pequenos não precisam forçar tanto as vistas durante o dia. Porém, cuidado com o excesso, viu? O sol é muito benéfico para a saúde, mas precisa de limite. Então, o recomendado é usar cortinas e persianas leves e translúcidas. Assim, você ameniza a luz que entra diretamente e evita a claridade exagerada. 

5. Considere as medidas de segurança

A gente sabe que as crianças adoram descobrir e colocar a mão em tudo que veem, não é mesmo? A curiosidade, nesse momento da vida, está a todo vapor. Por isso, é preciso ter bastante cuidado com as tomadas no quarto infantil. Utilize protetores de segurança nesses itens. Dessa forma, você garante que, além de confortável, o neném estará seguro. 

6. Ilumine e decore ao mesmo tempo

É claro que a iluminação para quarto de bebê precisa considerar vários aspectos importantes para seu filho, como mencionamos acima. Mas, além disso, é uma ótima ideia usá-la para decorar e trazer aquele ambiente mágico da infância

As lâmpadas de teto, por exemplo, oferecem várias possibilidades fofas e divertidas. Algumas são em formatos de bichos, de estrelas ou carros. Os abajures são outra alternativa popular. Disponíveis em vários tipos, podem ser até escolhidos de acordo com algum personagem preferido do seu filho, caso ele seja um pouco maior. 

Céu estrelado, pisca-pisca formando um caminho de uma cabeceira até a cama ou fitas de led personalizáveis, também são opções muito interessantes. Essa última, inclusive, pode ser utilizada para formar o nome da criança na parede ou um desenho especial. 

Por fim, outra indicação que vale a pena são as arandelas. Elas são iluminações de parede que oferecem modelos diversos, como de figuras e desenhos divertidos. Elas têm como objetivo facilitar a visibilidade, evitando acidentes ou até o medo durante à noite. Um ponto importante é lembrar de harmonizar todos esses itens com a temática do quarto. Assim, toda a decoração conversa e fica incrível.

Pronto para iniciar seu projeto de iluminação para quarto de bebê? Passe na Celesp para nossos vendedores ajudarem! Além disso, acompanhe nosso blog e Instagram para não perder nenhuma dica como as desse conteúdo. Inclusive, já temos uma recomendação: que tal ficar por dentro das tendências de decoração e iluminação para 2024? Leia o conteúdo em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima