Tendências e dicas de iluminação sustentável para espaços externos no verão

A gente sabe que decoração é superimportante dentro de casa. Mas não podemos desconsiderar sua relevância em lugares abertos, não é mesmo? Um bom exemplo é o projeto de iluminação sustentável externa. Além de ajudar a trazer mais segurança, ele também pode transformar espaços simples em locais incríveis

Por isso, neste conteúdo, separamos algumas dicas para começar a colocar a mão na massa e deixar seu quintal ou varanda com uma nova cara. Confira abaixo!

1. Personalize a iluminação externa com o seu estilo

Temos uma série de ideias que vão ajudar a ter uma iluminação externa dos sonhos. Mas, antes disso, a nossa primeira indicação é projetar esses ambientes com a sua personalidade. Afinal, a nossa casa é um cantinho todo especial e você não pode deixar isso de fora, viu? Alie o seu estilo às necessidades do espaço e combine com as sugestões  abaixo para arrasar. 

Agora que o primeiro lembrete foi dado, pronto para dar o próximo passo? Veja as recomendações a seguir!

2. Entenda os tipos de lâmpadas existentes para acertar na iluminação sustentável

Cada projeto de iluminação precisa ter uma lâmpada que corresponda ao objetivo dele. Isso porque existem versões mais quentes, mais frias, com maior ou menor potência e todos esses fatores influenciam no resultado final. 

No caso daquelas com tonalidades mais amareladas, o ideal é a aplicação em locais aconchegantes. Podem ser usadas para um jardim ou espaço de relaxamento externo. Já as brancas, que trazem mais atenção e concentração, devem ser utilizadas em garagens, por exemplo. Para todas essas situações, dê preferência às lâmpadas de LED! Elas são mais econômicas e grandes aliadas da iluminação sustentável.

É importante pensar em que tipo de sensação você gostaria de passar naquele espaço antes da decisão. Agora, abaixo, entenda como usar as luzes de um jeito inteligente. Vamos lá?

3. Considere a iluminação estratégica

Um projeto de iluminação não serve somente para deixar um ambiente mais bonito, apesar de ajudar muito nesse quesito. Ele também pode ser usado de forma estratégica. Por exemplo: um corredor precisa estar bem claro para não ocorrerem acidentes, como tombos. A mesma coisa acontece com as escadas. Assim, é necessário pensar em uma luminosidade forte e, normalmente, mais fria. 

Além disso, uma ótima ideia para áreas externas é iluminar pensando na segurança. Use as lâmpadas para gerar mais visibilidade e passar a impressão de que existem pessoas em casa, mesmo quando não houver. Esse tipo de ação pode ajudar a evitar invasores.

Você sabia que o local onde as luzes são colocadas influenciam na claridade e na beleza do lugar? Confira abaixo, algumas dicas para acertar nesse ponto!

4. Defina os melhores posicionamentos para a iluminação

O posicionamento das luminárias é bem importante. Assim, o ambiente pode ficar claro o suficiente, de acordo com a necessidade. E ainda dar aquele toque especial. 

Uma dica, nesse caso, é lembrar que os olhos precisam de menos claridade em locais abertos. Então, foque nos pontos mais escuros e que exigem maior esforço da visão, como entradas, degraus e piscina.

Em decks e jardins, é interessante ter opções de chão, como spots, voltadas para cima. Assim, você ganha brilho indiretamente. Sem contar no charme e beleza que esse tipo de produto traz. Em lugares grandes, os refletores são uma ótima alternativa. Já com as piscinas, é possível escolher inserir luzes tanto no entorno, quanto internamente. 

Por fim, separamos algumas dicas de iluminação sustentável em apartamentos. Veja a seguir!

5. Invista também na iluminação externa para varandas

Se você pensou que a iluminação externa serve somente para casas, não se engane! Varandas de apartamento também são ótimos ambientes para decorar e escolher luzes que deixem o espaço aconchegante e funcional. O primeiro passo é entender como você deseja usar esse lugar. Área gourmet? Área de convivência ou descanso? Um jardim vertical?

Decida esses pontos para começar a encontrar as melhores ideias para o cenário. Na maioria das vezes, é recomendado oferecer bastante luminosidade, mas sem ofuscamento. Afinal, mesmo que precise de luzes, como no caso de uma churrasqueira, o objetivo ainda é o lazer e o relaxamento. Uma ótima dica é usar lâmpadas brancas e quentes para ter tanto a concentração, como o aconchego.

E, então, pronto para começar o seu projeto de iluminação externa? Visite uma filial da Celesp e conte com a ajuda dos nossos atendentes! Temos lojas em Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Passo Fundo e Tubarão. Estamos esperando você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima