Ar-condicionado pingando: o que pode ser e como resolver?

No verão, alguns dias são tão quentes que parece que nem o ventilador mais potente é capaz de refrescar. Na tentativa de encontrar conforto nesse tipo de situação, corremos para ele: o ar-condicionado. Mas o que fazer quando ele começa a respingar água? O que parece apenas um incômodo em seu dia, na verdade, esconde problemas bem sérios. Isso porque o ar-condicionado pingando é um alerta de que algo está errado. Não resolver pode inviabilizar o uso do equipamento ou, até mesmo, levar à necessidade de comprar um novo. 

Portanto, é muito importante descobrir o que há por trás desse defeito. Para lhe ajudar, neste texto falaremos sobre as principais razões desse problema e como você pode solucioná-lo. Confira!

Ar-condicionado pingando: conheça as causas e soluções

Acúmulo de sujeira, má instalação, falta de manutenção, entre outros. As causas para ter um ar-condicionado pingando podem ser muitas. Portanto, você deve saber quais são esses motivos e buscar informações para solucionar da melhor maneira. Conheça abaixo os principais culpados pelo pinga-pinga.

1. Instalação incorreta

A má instalação do aparelho pode ser uma das causas do ar-condicionado pingando, principalmente se o aparelho for novo. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é analisar como esse serviço foi realizado. Veja abaixo quais são os erros que podem acontecer durante o processo: 

  • tubulação com diâmetro menor do que o indicado;
  • diferentes equipamentos no mesmo local;
  • unidade interna do split mal posicionada;
  • evaporadora fixada torta na parede;
  • mangueiras sem caimento.

Como resolver? Se o seu problema for um desses, você precisará chamar um técnico especializado e refazer a instalação do seu aparelho. Essa é a melhor maneira de reverter essa situação de maneira definitiva.

2. Falta de limpeza

A falta de limpeza dos filtros e componentes é extremamente prejudicial para os eletrodomésticos. Por isso, a sujeira no interior do aparelho é uma das principais causas para se ter um ar-condicionado pingando. Isso porque ela obstrui a passagem de água. Contudo, essa condição também é prejudicial à nossa saúde, pois provoca doenças como asma, rinite e bronquite. Isso acontece porque o ar que circula pelo equipamento fica contaminado por diversos organismos.

Para prevenir, lembre-se: a limpeza periódica dos filtros, da bandeja do condensador e do evaporador é fundamental. Se o seu aparelho não é utilizado com frequência, essa manutenção pode ocorrer em um intervalo de trinta dias. Caso ele fique muito tempo ligado, a limpeza deve ser realizada quinzenalmente. 

Como resolver: a higienização do ar-condicionado deve ser feita por um técnico especializado. O ideal é que seja realizada uma manutenção preventiva, de limpeza profunda, uma vez ao ano por um profissional devidamente capacitado.

3. Vazamento de ar

Ter um ar-condicionado pingando também pode significar vazamento de ar ou vedação mal feita. Situações assim ocorrem quando o aparelho não foi selado de maneira adequada e isso faz com que a umidade do ar entre em condensação ao encontrar o ar frio. Dessa forma, a umidade excedente fica acumulada embaixo do aparelho, gerando o vazamento de água. 

Como resolver: em situações desse tipo, basta solicitar que um técnico realize uma nova vedação. Após o serviço, certifique-se de que, dessa vez, o aparelho esteja completamente vedado.

4. Congelamento da serpentina

Em aparelhos split, o vazamento de água pode acontecer por causa do congelamento da serpentina que fica localizada no interior. O motivo mais comum é que isso ocorra devido ao acúmulo de sujeira na peça. O excesso de poeira impede a passagem do oxigênio, fazendo com que ele congele e, consequentemente, deixe o ar-condicionado pingando. Além disso, a peça também pode estar entupida de gelo. 

Como resolver: para identificar esse problema, você deve colocar as mãos no aparelho e sentir se ele está gelado. Caso esteja muito frio, essa pode ser a causa do pinga-pinga. Por estar localizada na área interna do eletrodoméstico, situações na serpentina devem ser resolvidas por um profissional especializado. O acesso a essa peça é muito difícil e a sua higienização também é diferenciada. 

5. Clima e temperatura

Em casos raros, pode acontecer do seu eletrodoméstico sofrer um choque térmico por conta de mudanças bruscas na temperatura. Isso ocorre pois a maioria dos aparelhos é programada para funcionar em uma variação de clima entre 15 °C e 33 °C. Logo, quando as temperaturas caem ou sobem demais, o equipamento precisa compensar esse trabalho. O  resultado é o desgaste nas peças e componentes internos. Além disso, se o ambiente externo estiver muito frio, pode haver o acúmulo de umidade, deixando o ar-condicionado pingando.

Como resolver: em momentos assim, apenas um técnico conseguirá ajudá-lo. Ele deverá avaliar onde se encontra o problema e realizar os reparos necessários.

6. Problemas no dreno

Chamamos de dreno o cano por onde a água do equipamento elétrico sai. Quando essa passagem fica bloqueada com sujeira, desnivelada ou obstruída pode haver vazamentos. Logo, você terá o ar-condicionado pingando. Outra coisa que pode acontecer nessa peça é a queima da bomba pelo excesso de sujeira. Porém, não são todos os aparelhos que possuem esta parte, ela só é instalada quando não há pontos de drenagem por perto. 

Como resolver: aqui, é mais fácil prevenir do que solucionar. Então, confira com frequência o nível do dreno para saber se a água está sendo escoada para fora e se o cano está livre de sujeiras.

Saiba como evitar o pinga-pinga do ar-condicionado 

Para garantir que o seu ar-condicionado não dê problemas, o ideal é que você mantenha a manutenção dele sempre em dia. Dessa forma, ficará mais difícil a proliferação de bactérias, fungos e, ainda, evitará que o famoso pinga-pinga de água aconteça. Além disso, utilizar este eletrodoméstico com moderação poderá tornar a sua vida útil mais longa. 

Agora que você já sabe os motivos para ter o ar-condicionado pingando, confira também o artigo Manutenção preventiva: como garantir a segurança elétrica da sua casa e veja os principais pontos de atenção!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima